www.etcstyle.com.br

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Figurino - Em qual personagem você se encaixa?

Não podemos negar a grande força que as novelas têm em relação a nós consumidores. Seja em decoração, marcas de carros, propagandas e principalmente nos figurinos dos personagens. Aqui nesse post, separei alguns personagens que estão em alta nas novelas e qual é o figurino e estilo de cada um.
Novelas:  Escrito nas Estrelas, Tititi e Passione.
Em qual estilo e personagem você se encaixa?
A novela Escrito nas Estrelas é recorde de audiência em seu horário, com um tema já abordado algumas vezes pela rede Globo, conquista seu espaço e encanta com sua linda estória. Quem não reparou no guarda-roupa da vilã Beatriz Cristina, vivida por Débora Falabella?
Por ser uma vilã, Beatriz abusa de cores escuras, tecidos e texturas pesadas e muitos acessórios. Uma pessoa de personalidade forte, uma perua extravagante que não tem medo de combinar inúmeros acessórios, leggings com brilho, jaquetas de couro e veludo, maquiagem pesada. Abusa do estilo Rock and Roll, misturando-o com pequenas pitadas de romantismo em seus adornos. Extravagante, é como definimos essa personagem e seus modelitos!


Beatriz Cristina - Escrito nas Estrelas

Passando para o horário seguinte, o das 19:00 horas, estamos sendo presenteados com uma belíssima novela, Ti Ti Ti,  inspirada nas novelas da década de 80, Ti Ti Ti e Plumas e Paetês. Finalmente uma boa novela de comédia para darmos boas risadas e acompanharmos um pouquinho do atual mundo da moda, pois já começou com um desfile de Alexandre Herchcorvitch. Uma personagem que vai dar o que falar é Jaqueline, vivido por Cláudia Raia. Uma perua intensa, mas de muito bom gosto que carrega em seu figurino sua estória e influências, tanto das décadas de 70 como a de 80. Usa bastante pantalonas, boca-de-sino, jaquetas de couro e cores bem intensas, que misturam-se com um toque de leggings, acessórios enormes e paetês. Todos os personagens de Cláudia são marcantes e esse promete marcar e ditar moda nas ruas mais ainda! Prepare-se e divirta-se com suas excentricidades!



Jaqueline - Ti Ti Ti

Pulando em sequência para a novela das 20:00 horas, ou melhor das 21:00 horas, com o nome de Passione, assistimos uma mistura de Itália e São Paulo. Uma novela que não está fazendo tanto sucesso, a não ser pelo figurino maravilhoso e diferente da personagem Melina, vivido por Mayana Moura. Estilista, passou alguns anos em Paris e voltou para assumir o departamento de estilo da empresa familiar. Dona de um estilo inconfundível, sua personagem é campeã de pedidos e elogios no CAT, da Globo e se inspira na estilista Glória Coelho. Usa muito cortes geométricos, cores escuras ou sóbrias, tecidos emplastificados ou emborrachados e opta sempre por peças bem modernas.


Melina - Passione

Outra personagem da novela Passione é Diana, vivido por Carolina Dieckmann, essa personagem ainda não teve grande destaque na novela, vem crescendo aos poucos, assim como o seu figurino. Diana é estudante de jornalismo, não tem muito dinheiro. No início, antes de se casar com Gerson, vestia calça jeans e camisa de botão, com alguns coletes, mas agora depois de casada, seu figurino ganhou ar de moça romântica, mas contemporânea, sempre muito comportada, pouco ousada, mas sempre linda e correta. Usa vestidos de manga princesa, camisas de botão com belos cortes, calça jeans e agora de alfaiataria. Tudo muito comercial e usável, com um toque ingênuo.


Diana - Passione

Então, qual figurino e estilo você se encaixa?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Celebridades e o Consumismo

Hoje em dia, todos somos vítimas do consumo, seja ele qual for. Tanto na moda, como por aparelhos eletrônicos, por novidades da informática, etc.
O estudo mais avançado sobre consumo, baseado em países no mundo todo, criou essa nova pesquisa, que foi elaborada no ano de 2009. São 10 os grupos que definem os novos tipos de consumidores.
Em qual você se encaixa? E as Celebridades?


- Posh Tweens - 8 à 12 anos - meninos e meninas
São os pré-adolescentes que adoram novidades, que seguem a última moda, estão sempre ligados em grifes e marcas e seus lançamentos. Um núcleo que podemos definir como Fashion Victim. Mesmo precoces, sabem e utilizam as mais novas tecnologias, tendo grande poder e decisões de compra sobre seus pais.


 
Justin Bieber

- Expo Teens - 12 à 20 anos - meninos e meninas
São os teen-aggers que usam sua forma de vestir, como um separador de tribos e estilos, expondo sua maneira de ser através dela. Utilizam várias linguagens, como a música, como o principal discurso. Nesse núcleo, a moda se encontra e mistura com a arte, o design e a gráfica.

Serginho- Ex BBB

-Linker People - 20 à 35 anos - homens e mulheres
São os Multiplayers, que tem como estímulo, a condição urbana. Extremamente curiosos, procuram sempre experimentar novas tecnologias, se revelando trend setters. Adoram o inesperado e não se identificam apenas com uma comunidade e tribo, fazendo transições entre elas. A relação entre subjetividade ( My Spacy ) e potenciais interlocutores ( You Tube ) constitui o ponto-chave da sua identidade.

                                                                        Fernanda Lima

- Unique Sons - 20 à 35 anos - homens e mulheres
É a geração dos filhos únicos ou não: individualistas, egocêntricos, narcisistas e consumistas. Esse núcleo representa o motor da nova sociedade de consumo. Pessoas criativas e habilidosas, se comunicam com o mundo através de Rede ( Facebook ), onde mostram sua contemporaneidade no mundo.


Paris Hilton

- Sense Girls - 25 à 40 anos - mulheres
Refinadas, sensíveis, exóticas, esse núcleo propõe uma estética que está longe da vulgaridade midiática, ou seja, não seguem o que é imposto massantemente pela sociedade e modificam esse paradigma, neutralizando à aceleração sem crítica dessa modernização.


Gisele Bunchen

- Mind Builders - 35 à 50 anos - homens
São os novos burgueses intelectuais: engenheiros, programadores de software, cosmopolitas, com grande vocação para a tecnologia. São existencialistas e estudam o pensamento humano, são os cultores da linguagem e da troca intercultural. Têm muita personalidade.


Bill Gates

- Singular Women - 35 à 55 anos - mulheres
São mulheres seguras de si, audaciosas, sem conceitos pré-estabelecidos. A tendência coincide com o enfraquecimento da identidade masculina, do ponto de vista estético, apesar dos metrossexuais e urberssexual.


Oprah Winfrey

- The Luxe Man - 45 à 60 anos - homens
Esse núcleo se identifica com o conceito de prestígio e distinção, agrupa todas as expressões do luxo, que proporciona os novos ricos no mundo. Um grupo apegado a viver bem e com qualidade, muitas vezes até vivendo na ostentação.


Eike Batista

- Informal Breakers - 45 à 60 anos - homens e mulheres
Um grupo com visão crítica da realidade em que vivem. Normalidade e transição convivem, e se mostram em busca de alternativas concretas de vida, e alternativas para se viver melhor sem causar tantos danos. Naomi Klein e Al Gore são pontos de referência, troca e criatividade. Adoram tecnologia.


Oskar Metsavaht - Osklen

- Pleasure Growers - acima de 60 anos - homens e mulheres
Geração boomers que não aceitam o comportamento típico da terceira idade e que redescobrem novos valores de vida e lançam utopias de juventude já com a experiência da maturidade. São economicamente estabilizados e se propõem a viverem novas experiências, como viajar pelo mundo, fazer uma nova faculdade, etc. Buscam mais a sabedoria, inteligência e o prazer.


Ana Maria Braga

Fonte: Consumo Autoral - Francesco Morace

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Viva a Espanha e sua Moda!

Após uma vitória esperada para uns e inesperada para outros, a Espanha comemora! A Copa do Mundo 2010 é dela!
Mas, falando na Espanha, aproveitando que os espanhóis estão super felizes, vou postar aqui algumas marcas, estilistas, lojas, desse país tão bonito e talentoso.
Um nome mundialmente conhecido:
- O Estilista Cristóbal Balenciaga Esagari. Chanel uma vez disse: "Só Balenciaga é um verdadeiro costureiro." Ele era um dos poucos que sabia cortar e costurar com perfeição. Nasceu em Guetaria, região Basca da Espanha, no dia 21 de janeiro de 1895. Desenhou seu primeiro vestido quando tinha 12 anos e em 1915, abriu sua primeira Maison, em San Sebastian. Mudou-se para Madri e em seguida para Paris, em 1936, para lançar sua primeira coleção. Era conhecido como o grande mestre da Alta Costura e criou várias silhuetas diferentes para mulheres. Dono de um estilo elegante, modelos perfeitos, coleções magníficas, permanece aceso e imortal da mente dos grandes criadores e entendedores de moda. Morreu aos 77 anos em Jávea, na costa da Espanha.

Hoje em dia, coleções da sua marca, continuam a brilhar nas passarelas e seus acessórios são inconfundíveis. Suas bolsas são usadas por celebridades, rainhas, princesas e personalidades.

 

Também, esse design é único e inconfundível!!
Outro estilista espanhol super aclamado: 
- Paco Rabanne. Nasceu em 1934, em San Sebastian, Espanha, e seu nome é Francisco Rabaneda-Cuervo. Ainda jovem se mudou para Paris e começou sua carreira após concluir faculdade de arquitetura. Fazia botões e outros materiais para grandes nomes da moda, até que resolveu abrir sua própria marca. Na década de 60, ficou muito famoso, pois em meio a vestidos curtos e estilo hippie, lançou a moda futurista e vestia as mulheres que eram mais modernas na época. Trabalhava com metais, plásticos, papéis e outras matérias-primas diferentes, misturava esses elementos ao tecido, criando coleções diferenciadas, irreverentes e inusitadas. Chanel o chamava de "metalúrgico". Em 1999 retirou-se do mundo da moda e ficou apenas supervisionando sua marca, que é administrada por terceiros.


 

Paco Rabanne e sua criação magnífica! Vestia, artistas, estrelas e celebridades da época e seu design era inconfundível.
-Manolo Blahnik, hoje em dia, é um dos principais, senão o principal estilista de sapatos do mundo. Nasceu em Santa Cruz De La Palma, em Tenerife-Espanha, em 1942. Fez faculdade de Literatura em Genebra e depois se mudou para Londres, onde trabalhou por algum tempo como fotógrafo no ramo da moda, o que lhe possibilitou conhecer diversas personalidades da área. Diana Vreeland, editora da revista Vogue, na década de 70 o inspirou a começar a fabricar sapatos e quando voltou a Londres, desenhou sapatos para a loja Zapata, que alguns anos depois a comprou. Logo veio o sucesso entre estilistas, profissionais da moda, modelos e artistas, fazia suas coleções para grandes marcas como Calvin Klein e Dior e abriu sua loja na Medison Avenue. Desde então, traçou um caminho rumo ao estrelato. Suas principais clientes são Madonna, a falecida Lady Di, atrizes de Hollywood...
No seriado Sex an the City, a Carrie era fanática e tinha mais de 100 pares e na vida real, a atriz não tira seu Manolo do pé.



A Espanha está com tudo no quesito estilo, não acham?
Sem contar algumas lojas e cadeias de lojas famosas pelo mundo todo, como é o caso da Zara. Já notaram que sempre quando viajamos para o exterior, para França, Espanha, Itália, Nova York, etc,  tem uma Zara? Esse é o caso dessa milionária empresa espanhola.
Outras marcas famosas como Mango, Bershka, Stradivarius e El Corte Inglês estão presentes por toda a Espanha e são queridinhas por lá.
Viva a Espanha e aos seus estilistas e lojas que tanto amamos!


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Moda Sustentável - Um bem ao nosso Planeta!

Acredito que a maioria de vocês já ouviram falar de moda sustentável. Nesse post eu falo sobre algumas tendências que estão em alta no mundo da moda, pois as empresas já estão em alerta com essa questão ambiental. Que bom, né? Esperamos que não seja apenas passageiro.
Sabe qual a diferença entre algodão orgânico para o convencional?
O algodão convencional é uma das agriculturas que mais poluem o nosso ambiente, pois ela utiliza 25% de toda a quantidade de inseticidas mundial, sem contar com os trabalhadores que não utilizam equipamentos adequados, gerando doenças e podendo levar até a morte, trabalhando por salários bem abaixo do que deveriam. Já com o algodão orgânico, não é utilizado nenhum tipo de inseticida, os trabalhadores e cooperativas são remunerados devidamente e trabalham em parcerias com empresas de moda e indústrias têxteis que adotam essa política correta.
O interessante é que uma peça de roupa feita com algodão orgânico, fica igualzinha à uma feita por algodão convencional.
Aqui no Brasil, temos várias empresas que já adotaram, ou trabalham exclusivamente com ele e com alguma matéria prima sustentável. Viva a essas grandes empresas por essa belíssima iniciativa!


Inclusive, desfiles dessas grandes marcas são elaborados com matéria prima sustentável...
E como fazemos para obter uma coloração natural desse algodão? Para fazer o tingimento com corantes sintéticos, a indústria têxtil utiliza água em seu processo, sendo que esse corante não pode ser tratado por método de biodegradação, isso quer dizer que se a indústria utiliza o corante sintético, toda essa água vai parar nos rios, poluindo e o pior, não tendo tratamento, matando a flora, a fauna e poluindo nossas águas e os peixes que comemos. Já o corante natural, que é extraído de plantas, frutas e outros alimentos, pode ser tratado por método de biodegradação e isso é ótimo, pois empresas estão procurando mais e mais fazer seus tingimentos com eles.


Já pensou em sair por aí com uma blusa feita de garrafa pet? Quer dizer, feita com o tecido de garrafas pet recicladas? Agora sim, né? (risos)
Imagina que maravilha você poder comprar uma roupa com esse tecido! Uma garrafa pet demora cerca de 200 a 300 anos para se decompor, é pior que a sacola plástica de supermercado e essa solução é geradora de empregos, pois dependem das cooperativas que catam lixo, fazem a separação da garrafa e a cooperativa depende da indústria têxtil para reciclar esse material; uma solução amiga do meio ambiente, pois recicla essas garrafas impedindo que fiquem centenas de anos para se decompor; uma solução conscientizadora, pois ensina a população a cuidar do nosso planeta! Existem malhas de pet maravilhosas que ficam com a textura mais fina do que o algodão e se misturadas a outras matérias primas, como seda e linho, que também são naturais, geram peças de roupas incríveis!


Sem falar em couro vegetal, escama de peixe ( tilápia), que possui o mesmo projeto de empregos para cooperativas, utilização de mão de obra bem remunerada, parcerias com empresas de moda e indústrias têxteis e o principal, não agride o nosso planeta!

Até a nossa modelo Gisele Bündchen, que é embaixadora da Boa Vontade pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), criou  uma campanha super legal de preservação do planeta. Se quiserem conferir entrem no o site da top, lá ela dá dicas de como viver sem disperdiçar água, alimentos e viver com consciência para incentivar as pessoas a agir de maneira sustentável em seu dia a dia. 


E aí, se animaram para começar na ajuda à preservação ambiental! Não se esqueçam que se cada um fizer a sua parte, o mundo seria bem melhor! Ah, sem deixar de ser Fashion, é claro!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Semana da Alta Costura - Paris

Estamos na semana da Alta Costura de Paris!! Que chique!! Para quem dizia que ela estava no fim, ou próximo dele se engana, segundo Sidney Toledano - Presidente da Christian Dior. "Temos recebido tantos pedidos que não estamos certos se poderemos satisfazer a demanda."
Mas afinal, quem são as compradoras dessas peças tão exclusivas e caríssimas, nos dias de hoje com a situação econômica mundial? Eu respondo!! Mulheres fanáticas e admiradoras de moda, mulheres de grandes magnatas chineses, mulheres do Oriente Médio e Rússia, são as que sustentam a Alta Costura nos dias de hoje.
Só sei que o desfile da Dior foi um arraso e fiquei me perguntando... Será que algum dia eu chego lá? rsrsrsrs
Vale à pena conferir essas peças conceituais!

Lindos e impossíveis...
Aproveitando o assunto, vocês sabem a história da Alta Costura? Bom resumindo... Em 1858, o inglês que vivia em Paris, Charles Frederick Worth em seu ateliêr, cria o primeiro desfile com modelos para suas clientes, reuniu todas elas e fez desse evento, um luxuosíssimo encontro para expor seus modelos e vender suas coleções. (viva a Worth!)

 Eu sei que essa " figura " é bizarra e parece mais um açogueiro do que um estilista! Mas vamos considerar, afinal ele tem seu grande valor!!


Logo depois, foi criada, por Worth a câmara sindical e depois a Federação Francesa da Costura do Pret-à-porter, dos costureiros e dos criadores de moda. Para uma maison fazer parte da Alta Costura, ela tem que ser aceita por essa federação. Segue a lista das maisons abaixo:

  1. Adeline André (1981)
  2. Anne-Valérie Hash (2007)
  3. Chanel (1909)
  4. Christian Dior (1946)
  5. Christian Lacroix (1987)
  6. Dominique Sirop (2003)
  7. Emanuel Ungaro (1965)
  8. Jean-Paul Gaultier (1977)
  9. Givenchy (1952)
  10. Franck Sorbier (1991)
  11. Maurizio Galante (2007)
No início de 2008, haviam quatro membres correspondants (casas estrangeiras):
 
  1. Elie Saab
  2. Giorgio Armani
  3. Maison Martin Margiela
  4. Valentino 

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dragão tatuado no braço...

Se você curte tattoos, com certeza essa você não fará tão cedo. Além de temporária, é a mais cara do mundo! A peça desenvolvida pelo designer de jóias da Africa do Sul, Shimansky, é feita inteiramente de.........DIAMANTES!!!
 
Rodap