www.etcstyle.com.br

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ocasiões, Perfumes e Personalidades combinam?

Nesse post vou falar sobre perfume! Um item indispensável para a maioria das pessoas, pois com ele ganhamos "poder", libertamos sentidos e damos asas à imaginação! Provocamos sensações muitas vezes indescritíveis! Falo da história, curiosidades e lá embaixo falo dos lançamentos 2010!



História

A palavra perfume, deriva do latim "Per Fumum", que significa pela fumaça e foi por ela que os primeiros aromas foram exalados nos primórdios e quando o homem teve domínio do fogo, queimava cascas, madeiras e plantas para poder sentir esses odores e também oferecê-los aos deuses. Há registros que na Babilônia, queimava-se 20 mil quilos de incenso por ano para adorar aos deuses. Os egípcios acreditavam que os aromas traziam a eternidade para o corpo e espírito, por isso, as primeiras criações dos primeiros perfumes, eram utilizados em rituais de embalsamento dos corpos e depois ao passar do tempo começaram a utilizar em si próprios, diz-se até que Cleópatra conquistou Marco Antônio seduzindo-o com seu perfume.
Quando se começou a fabricar perfumes, os primeiros eram feitos de gordura, óleos e ceras, retirados muitas vezes de animais exóticos, misturados à ervas, mas depois, por volta do século X, um médico árabe famoso descobriu a destilação dos óleos essenciais das rosas e criou a Água de rosas e depois a Água de Toilette, feito para a rainha da Hungria. Apenas nos anos 20 é que foi elaborado o primeiro perfume com aromas e materiais sintéticos, ( Chanel nº5 ), sem precisar matar nenhum animal.



Classificação por Concentração

- Parfum - a forma mais concentrada, entre 20% e 40% de compostos aromáticos (essências). Somente 2 a 3 gotas são necessárias, por isso a maioria não é vendida em spray. Duram até 8 horas na pele. Para festas especiais, coquetéis à noite, casamentos...
- Eau de Parfum - varia de 12% a 18% de compostos aromáticos (essências). Eau significa água, quer dizer que esse tipo de perfume não é tão concentrado, mas obtem um forte fixação na pele. Ideais para dias de inverno, um jantar especial e para ser lembrada!
- Eau de Toilette - varia de 8% a 14% de compostos aromáticos (essências). Esses perfumes têm a concentração e fixação mais baixas, mas costumam ser bem agradáveis tanto para quem usa para quem nota. Para um dia de trabalho, um almoço em família e encontros ao ar livre.
- Eau de Cologne - varia de 3% a 7% de compostos aromáticos (essências). Essas colônias são bem frescas e ideais para um dia fresco e quente de verão, pois suamos muito e queremos sempre estar agradáveis e com a sensação de frescor no corpo.
- Splash perfumes - 1% de compostos aromáticos. Os splash são ideais para pós-banho e para ajudar no calor e dias ensolarados. Geralmente são usados com hidratantes com a mesma fragância.

Principais famílias olfativas

- Cítricos Florais - matérias primas extraídas de cascas de frutas.
- Florais Aldeídos - extraídas das flores naturais, ou desenvolvida sinteticamente, são notas delicado e sutil.
- Fougère - extraídas de madeiras, os amadeirados, são normalmente misturados aos tubérculos e raízes.
- Chipres Florais - extraídas de musgos, normalmente o carvalho. São os perfumes mais sofisticados.
- Orientais Florais - misturas advindas da baunilha, patchouly, ylang ylang. São notas marcantes e sensuais.
- Couros secos - extraídas do tabaco, couro e musgos. São fragâncias secas e normalmente masculinas.
- Aldeídos Florais - são misturas sintéticas que também são usados em perfumes tradicionais e clássicos.
- Aromáticos secos e frutados - são misturas de secos com frutados.Usando condimentos como o cominho e o estragão, além de especiarias como o cravo, canela e até a pimenta.



Perfumes de 2010 para cada ocasião

Vou postar aqui algumas idéias de perfumes que tenho e que gostaria de ter esse ano! Fiquei encantada com algumas dessas fragrâncias e espero ajudar.
Como disse no início do post, o perfume tem PODER! Ele é capaz de liberar sensações e desejos. Causar impacto e lembrança!
Para cada momento, existe um perfume perfeito!

- Para usar à noite, em lugares sofisticados, num casamento, em grande festas. Para ser lembrada e causar desejo eu sugiro:

Belle d' Opium -Yves Saint Laurent - é a nova versão do Opium, que tanto fez sucesso! Você deve lembrar que ele é um tanto forte e extravagante. Então, essa nova versão veio um pouco mais calma, mais muito melhor! Vale apena experimentar!

Roberto Cavalli Aniversary - vocês ficaram sabendo  que esse ano é aniversário de 40 anos de carreira desse grande estilista. Esse perfume é sofisticado, forte e marcante, traduz perfeitamente a essência de Roberto Cavalli.


- Para usar para ocasiões especiais, com muita sofisticação, bom gosto e exuberância, onde quer ser notada com um ar misterioso e forte eu sugiro:

Eaudemoiselle - Givenchy - esse perfume é um floral delicado e ao mesmo tempo forte, para mulheres com espírito jovem e contemporâneo.

Versus - Versace - "Versus é pura energia. Eu queria um perfume que expresse o forte contraste de uma feminilidade romântica e resistente. Essa fragrância intensa é dedicada a uma mulher que gosta de ousar."



- Para usar para encantar, seduzir, para causar felicidade e alegria, como em um almoço muito esperado, um cinema concorrido e um encontro muito desejado, eu sugiro:

Chance Eau Tendre - Chanel - esse perfume é super alegre, gostoso, romântico e sugestivo, a Chanel quis criar um perfume que remeta a palavra Chance!

Moschino Toujours Glamour - Moschino - Irreverência é a palavra certa para a Moschino e esse perfume não fica por menos! Diferente, irreverente, para poucas. Ou você ama, ou odeia! Para causar frisson!



- Para passar o dia inteiro agradável, para trabalhar, se sentir bem e encantada com seu perfume o dia todo, eu sugiro:

5th Avenue Golg - Elizabeth Arden - Um aroma super agradável, muito gostoso, para usar várias vezes ao dia, pois não enjôa nunca, uma delícia!

Hilfiguer Woman by Tommy Hilfiguer - uma fragrância floral doce, inteligente, elegante e chique, feita para durar o dia inteiro. Você se sente mais confiante para um dia de trabalho.



- Para um dia de verão (que está quase chegando), bem leve e gostoso, para não se sentir enjoada e fazer passeios ao ar livre e sentir-se fresca o dia todo, eu sugiro:

Prada Infusion d'Iris Eau de Toilette - Prada - Esse perfume se concentra na flor de íris, delicado, fraco, mas bem gostoso e fresco, pode passar no corpo todo e se sentir leve, mas sempre marcando por onde passa.

Guerlain Cologne du Parfumeum - Guerlain - essa fragrância é cítrica, para quem gosto, é muito leve e fresca, pode ser usado com seu perfume favorito, ou após o banho e durante o dia para dar sensação de frescor. Que delícia!



E então, preparada para gastar uma graninha extra para adquirir essas belezuras!!! Não vai se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Rodap