www.etcstyle.com.br

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Moda Sustentável - Um bem ao nosso Planeta!

Acredito que a maioria de vocês já ouviram falar de moda sustentável. Nesse post eu falo sobre algumas tendências que estão em alta no mundo da moda, pois as empresas já estão em alerta com essa questão ambiental. Que bom, né? Esperamos que não seja apenas passageiro.
Sabe qual a diferença entre algodão orgânico para o convencional?
O algodão convencional é uma das agriculturas que mais poluem o nosso ambiente, pois ela utiliza 25% de toda a quantidade de inseticidas mundial, sem contar com os trabalhadores que não utilizam equipamentos adequados, gerando doenças e podendo levar até a morte, trabalhando por salários bem abaixo do que deveriam. Já com o algodão orgânico, não é utilizado nenhum tipo de inseticida, os trabalhadores e cooperativas são remunerados devidamente e trabalham em parcerias com empresas de moda e indústrias têxteis que adotam essa política correta.
O interessante é que uma peça de roupa feita com algodão orgânico, fica igualzinha à uma feita por algodão convencional.
Aqui no Brasil, temos várias empresas que já adotaram, ou trabalham exclusivamente com ele e com alguma matéria prima sustentável. Viva a essas grandes empresas por essa belíssima iniciativa!


Inclusive, desfiles dessas grandes marcas são elaborados com matéria prima sustentável...
E como fazemos para obter uma coloração natural desse algodão? Para fazer o tingimento com corantes sintéticos, a indústria têxtil utiliza água em seu processo, sendo que esse corante não pode ser tratado por método de biodegradação, isso quer dizer que se a indústria utiliza o corante sintético, toda essa água vai parar nos rios, poluindo e o pior, não tendo tratamento, matando a flora, a fauna e poluindo nossas águas e os peixes que comemos. Já o corante natural, que é extraído de plantas, frutas e outros alimentos, pode ser tratado por método de biodegradação e isso é ótimo, pois empresas estão procurando mais e mais fazer seus tingimentos com eles.


Já pensou em sair por aí com uma blusa feita de garrafa pet? Quer dizer, feita com o tecido de garrafas pet recicladas? Agora sim, né? (risos)
Imagina que maravilha você poder comprar uma roupa com esse tecido! Uma garrafa pet demora cerca de 200 a 300 anos para se decompor, é pior que a sacola plástica de supermercado e essa solução é geradora de empregos, pois dependem das cooperativas que catam lixo, fazem a separação da garrafa e a cooperativa depende da indústria têxtil para reciclar esse material; uma solução amiga do meio ambiente, pois recicla essas garrafas impedindo que fiquem centenas de anos para se decompor; uma solução conscientizadora, pois ensina a população a cuidar do nosso planeta! Existem malhas de pet maravilhosas que ficam com a textura mais fina do que o algodão e se misturadas a outras matérias primas, como seda e linho, que também são naturais, geram peças de roupas incríveis!


Sem falar em couro vegetal, escama de peixe ( tilápia), que possui o mesmo projeto de empregos para cooperativas, utilização de mão de obra bem remunerada, parcerias com empresas de moda e indústrias têxteis e o principal, não agride o nosso planeta!

Até a nossa modelo Gisele Bündchen, que é embaixadora da Boa Vontade pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), criou  uma campanha super legal de preservação do planeta. Se quiserem conferir entrem no o site da top, lá ela dá dicas de como viver sem disperdiçar água, alimentos e viver com consciência para incentivar as pessoas a agir de maneira sustentável em seu dia a dia. 


E aí, se animaram para começar na ajuda à preservação ambiental! Não se esqueçam que se cada um fizer a sua parte, o mundo seria bem melhor! Ah, sem deixar de ser Fashion, é claro!

2 comentários:

  1. Oi!! amei o post!!
    No mês passado fiz um post falando também sobre o assunto. Minha intenção era levar mais informação sobre sustentabilidade. Para minha surpresa, recebi vários comentários grosseiros, que claro não aprovei. Hoje mesmo estou com um, acho que não vou aprovar de novo. A pessoa fala: " e agora? eu me enforco no pé de couve?"
    Isto tudo porque algumas pessoas ainda não querem nem falar sobre o assunto.
    O meu objetivo é reflexão, é a tomada de consciência. Até porque, como vc mesmo falar, quem trabalha no meio, também já estão buscando outros caminhos.
    Quero dar o meu parabéns!! A discussão é muito válida.
    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amelia! Obrigada pelo carinho. Realmente as pessoas infelizmente não gostam de falar muito sobre esse assunto tào importante, mas pelo menos sabemos que estamos fazendo nossa parte!
    beijo

    ResponderExcluir

 
Rodap